Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Minha esposa precisa mesmo participar até no meu procedimento de Usucapião Extrajudicial?

    minha esposa precisa participar usucapiao extrajudicial

    A Ação de Usucapião é classificada como uma Ação Real e, deste modo, atrai a aplicação da regra do art. 73 do CPC/2015 (regra esta outrora estampada no art. 10 do CPC/1973): "Art. 73. O cônjuge necessitará do CONSENTIMENTO do outro para propor ação que verse sobre direito real imobiliário, salvo quando casados sob o regime de separação absoluta de bens".

    A esse respeito comenta o consagrado jurista HUMBERTO THEODORO JR (Código de Processo Civil Comentado. 2019): “O art. 73 não obriga a formação de litisconsórcio ativo entre os cônjuges nas ações reais imobiliárias. Exige apenas o CONSENTIMENTO de um à ação proposta pelo outro. Somente nas ações que versem sobre direitos reais imobiliários é que o cônjuge (varão ou mulher) dependerá do assentimento de seu consorte para ingressar em juízo. Mas essa restrição à capacidade processual é, como se vê, recíproca, pois atinge ambos os cônjuges. Observe-se, entretanto, que a necessidade de anuência do cônjuge e de seu eventual suprimento pressupõe sociedade conjugal em vigor e a adoção de outro REGIME DE BENS que não o de SEPARAÇÃO ABSOLUTA".

    Em que pese na Usucapião Extrajudicial inexistir PROCESSO JUDICIAL, temos que a mesma regra deve prevalecer inclusive no procedimento que tramita em Cartório, na forma do art. 216-A da LRP/73. A esse respeito inclusive o PROVIMENTO CNJ 65/2017 parece deixar muito claro, quando exige o CONSENTIMENTO no § 4º do art. 4º quando trata do Requerimento que deve ser remetido ao Cartório do Registro Imobiliário:

    " Art. 4º O requerimento será assinado por advogado ou por defensor público constituído pelo requerente e instruído com os seguintes documentos:

    (...)

    § 4º Será DISPENSADO o consentimento do cônjuge do requerente se estiverem casados sob o regime de SEPARAÇÃO ABSOLUTA DE BENS ".

    Em sede judicial a jurisprudência já cristalizou o entedimento de que efetivamente é necessário o consentimento do cônjuge para as ações de Usucapião, valendo, portanto, a mesma regra para os pedidos extrajudiciais:

    " TJMG. 1234664-55.2009.8.13.0567. J. em: 17/12/2020. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE USUCAPIÃO - LITISCONSÓRCIO ATIVO NECESSÁRIO - INEXISTÊNCIA - CONSENTIMENTO DO CÔNJUGE - OBRIGATORIEDADE - EXTINÇÃO DO FEITO, SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO - LIMITAÇÃO - POSSIBILIDADE. 1. O cônjuge somente necessitará do consentimento do outro para propor ações que versem sobre direitos reais imobiliários. 2. Não se pode obrigar alguém a figurar como autor, exigindo-se, nas ações de USUCAPIÃO, apenas o CONSENTIMENTO do cônjuge. 3.

    Deve ser extinta, sem resolução de mérito, a ação de usucapião, somente em relação ao cônjuge que deixou de cumprir a exigência de regularização processual".

    Por Julio Martins

    Fonte: www.juliomartins.net




    • Sobre o autorAdvogado sim, amo o que eu faço!
    • Publicações162
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/minha-esposa-precisa-mesmo-participar-ate-no-meu-procedimento-de-usucapiao-extrajudicial/1250974431

    Informações relacionadas

    Felipe Jose da Silveira, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    O devedor sumiu, e agora?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)